Al la enhavo

Nome em Esperanto

de Tupiniquim, 2013-aŭgusto-05

Mesaĝoj: 3

Lingvo: Português

Tupiniquim (Montri la profilon) 2013-aŭgusto-05 17:32:06

O nomes próprios mudam em Esperanto? Se sim, como acontece? Transliteração ou equivalência?

Por exemplo, meu nome é Bruno de Lucas. Acho que Bruno permanece igual, mas, e o Lucas? Luka? Luko? Lucaso?

flipe (Montri la profilon) 2013-aŭgusto-06 00:43:26

Tupiniquim:O nomes próprios mudam em Esperanto? Se sim, como acontece? Transliteração ou equivalência?

Por exemplo, meu nome é Bruno de Lucas. Acho que Bruno permanece igual, mas, e o Lucas? Luka? Luko? Lucaso?
Nomes próprios nunca são traduzidos, alguns o fazem, mas numa situação gramatical regular, isso não ocorre, e quando ocorre, no caso do Esperanto seria transliteração, Bruno Lukas.

Kelli (Montri la profilon) 2013-aŭgusto-06 13:01:43

Flipe,querido amigo,

Dei uma olhadinha na PMG e encontrei várias explicações interessantes sobre o tema, vale a pena conferir no cap 35 Propraj Nomoj, como são várias explicações coloco aqui um pouquinho do que entendi:

"Os nomes próprios podem conservar a sua forma original, eventualmente transcritos com as letras Esperanto, ou eles podem ser completamente esperantizados com terminações Esperanto. Cada método tem seu uso. Nenhum deles pode ser utilizado universalmente...não esperantizar os nomes pode ser útil em alguns casos, como por exemplo, quando for importante o reconhecimento da forma original do nome como este é escrito, ou mesmo por outras razões especiais...Tais escolhas são uma questão de opinião pessoal, e não dizem respeito à gramática do esperanto. Mas, se o reconhecimento da forma escrita é importante, provavelmente uma transcrição de acordo com o sistema oficial é o melhor...Quando você esperantiza nomes próprios é possível fazê-lo parcial ou totalmente, por exemplo, escrever com as letras usadas no Esperanto preservando a pronúncia o mais perto possível da pronúncia original.
...Se o nome não é muito conhecido a tradução nem sempre será reconhecida..."

Reen al la supro