Skip to the content

Vamos falar a respeito de qualquer assunto?

by Ciro, April 19, 2007

Messages: 14

Language: Português

Ciro (User's profile) April 19, 2007, 2:37:23 AM

Quem estudou ou está estudando o Esperanto apenas por meio de livros, não tendo ainda participado de curso presencial, ou seja, em sala de aula? Por que? rideto.gif

Mendacapote (User's profile) April 19, 2007, 3:12:34 AM

Eu nunca falei pessoalmente com nenhum esperantista de Venezuela. Somos poucos e vivemos distante entre nós. Espero ter melhor sorte no futuro… Sem Lernu não aprenderia nem metade!

Júlio Parreira (User's profile) April 19, 2007, 4:09:50 PM

demando.gif Eu também sou auto-didata no Esperanto, o que me faz como que eu tenha algumas dificuldades e dúvidas. O professor é uma figura que faz muita falta, eu acho! Mas realmente o lernu foi fundamental pra que eu aprendesse a língua!

remy_boligee (User's profile) April 19, 2007, 8:32:21 PM

A minha cidade é um deserto em termos esperantistas, o samideano mais próximo de mim está a duas horas de viagem. Por isso eu também sou auto didata, tendo aprendido tanto pelo lernu! quanto pelo www.kurso.com.br, ambos me ajudaram bastante.

Nunca falei pessoalmente com um esperantista, mas em outubro estarei participando de um encontro em São Paulo, na casa de um amigo que conheci via MSN.

Ciro (User's profile) April 21, 2007, 11:42:07 PM

Já participei de alguns cursos básicos, inclusive curso em sala de aula. Sempre tive outras ocupações e essas realmente não permitiam tempo necessário para um estudo mais demorado.

Ciro (User's profile) April 28, 2007, 4:18:03 AM

Sem conversa, escrita ou falada, não se evolui em idioma algum. É preciso o intercâmbio, o bate-papo, a troca de idéias.

Lice (User's profile) April 28, 2007, 7:10:50 AM

Os Esperantistas aqui em Brasília se reúnem com freqüência. A cada último domingo de cada mês, por exemplo, nos confraternizamos no Clube do qual sou associada. Nessa confraternização, as pessoas procuram se comunicar sempre em Esperanto mesmo. Usam pouco o Português.

Há também outros tipos de eventos esperantistas, por aqui. Por exemplo: nesses dias (sábado e domingo passados) fui a um encontro esperantista, o 4º Encontro de Esperanto de Brasília, que ocorreu nos dias 20, 21 e 22 deste mês. Teve início no Parlamundi, da LBV e, nos outros dois dias do encontro, foram momentos maravilhosos, na Chácara Bieneto, onde tivemos curso, mesa redonda sobre o Movimento Esperantista Brasileiro, palestra, diversão e confraternização, com a presença de ilustres palestrantes.

O tema principal, dentre outros, foi "Estratégias para aumentar o movimento esperantista".

Para mim, ainda é um grande desafio conversar em Esperanto. Minhas conversas são apenas virtualmente (com a ajuda de tradutores (: ).

Porém, até o final deste semestre, pretendo estar um pouco mais adiantada; porque, ainda neste ano, objetivo participar do congresso brasileiro, para evoluir cada vez mais em conversação e boas amizades.

Ciro (User's profile) May 19, 2007, 2:23:38 AM

Estudar Esperanto pra quê?

vinicius.janones (User's profile) May 21, 2007, 6:29:47 PM

Saluton,

Sempre tive problemas com horários pré-definidos devido meu trabalho.

Hoje estou estudando sozinho. Mas já estive em sala de aula estudando o Esperanto.

Ĝis.

Ciro (User's profile) August 4, 2007, 7:37:18 PM

pedrinho:Mi petas vin, karo Ciro, lernu esperanton, kaj tiele vi povos havi multajn geamikojn cxe kaj tra la mondo.
Pois é, Pedrinho. A pergunta foi postada por conta da falta de participação. Outras atividades ocupam nosso tempo, óbvio. Entretanto, observamos que poucos opinam. Sequer presenciamos breves comentários aqui e ali. Quê será? Não é mesmo?

Back to the top